Superliga Masculina: 4 vezes Florianópolis

Um time que nasceu para conquistar títulos. Assim é o Florianópolis. E hoje, mais um título para o currículo de um time que entra para a história, como o maior vencedor de todos os tempos da Superliga Masculina, junto com o Minas. Agora, ambos possuem quatro títulos na competição.

Num jogo emocionante, Bruninho e Cia não deram chances para que Montes Claros se tornasse de vez a zebra do campeonato.

Bem que o piá atômico tentou, mas a experiência do time catarinense falou mais alto e o 3 x 0 acabou sendo um resultado bastante justo.

No duelo particular entre os dois principais nomes das equipes, melhor para Bruninho que fez uma partida impecável. Levantamentos precisos e muita calma durante todo o jogo. Por outro lado, Lorena  brilhou muito menos que o esperado. Muito nervoso, o guerreiro mineiro, como foi apelidado pela sua torcida, acabou transferindo insegurança e instabilidade para todo o seu time. 

Buscando uma comparação entre a revelação da Superliga 2010 e os jogadores do vôlei de praia, eu consideraria Lorena como uma mistura de Harley e Larissa. Saque e vibração de Harley e cobrança e agitação de Larissa. Porém, diferente da paraense, tanta cobrança não foi suficiente para "acordar" a sua equipe e o que poderia ser um ponto positivo, acabou sendo hoje um fator negativo. O time todo esteve muito confuso em quadra e, quando começaram a jogar bem no 3º set, já era tarde demais.

Mas, mesmo assim, Lorena  promete se tornar um grande nome agora também na seleção brasileira. E, se souber controlar bem seu temperamento explosivo, poderá substituir a fama de ídolo de uma cidade pela de ídolo de um país inteiro.

E, além de projetar nomes como Lorena, Acácio e Piá, Montes Claros tem outros bons motivos para comemorar o vice campeonato. Primeiro: com menos de um ano de vida, o time foi campeão de três, dos cinco títulos disputados. Segundo: a equipe mudou completamente a vida de uma cidade e a preferência esportiva da toda sua população. Incrível ver o ginásio completamente lotado e o povo nas ruas, comemorando cada vitória do time.

Pena que a final, por acordos entre CBV e Globo, tenha sido realizada em São Paulo e que para acompanhá-la, os torcedores das duas equipes tiveram que viajar, no mínimo, 700 quilômetros. Fico com dúvidas sobre vantagens na trasmissão dessa partida final. Transmitir a partida com a condição de escolher o local antes mesmo da competição começar é uma covardia com as torcidas. Se foi ruim na final feminina em que o Osasco, time que não tinha a melhor campanha, acabou se beneficiando, foi pior ainda para a final masculina já que nenhuma das duas equipes são de São Paulo. Certamente, uma coisa que precisa ser revista para a próxima temporada.

Porém, mesmo com alguns problemas fora das quadras, a temporada 2010 pode ser considerada a melhor da história. Times muito fortes e um campeonato equilibradissímo, tanto no masculino, quanto no feminino.

Só resta agora dar os parabéns ao Florianópolis e torcer para que 2011 seja ainda melhor!