Entrevista com Fernandão, do vôlei de praia

Nas últimas temporadas, ele disputava as etapas de vôlei de praia com o nome Magalhães estampado na camiseta, mas em 2010, passou a preferir ser chamado de Fernandão. Por uma questão de marketing, segundo ele: “Magalhães pode gerar apelidos como Maga, Magalha, por exemplo. Fernandão não. Soa como algo grandioso, forte.”  Brincou o capixaba.

Você confere aqui no Pio Esportivo uma entrevista feita com Fernando Lúcio de Jesus Magalhães, natural de Marataízes, vice-campeão da etapa Challenger da Bulgária do Circuito Mundial 2009, campeão da etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil 2008 e campeão brasileiro sub-21 em 2007, dentre outros títulos e colocações.

Fernandão conta um pouco sobre sua carreira, os títulos, curiosidades e muito mais.


Ficou bem bacana. Confiram:


Pio Esportivo: Você é um atleta jovem, tem apenas 23 anos e concorreu ao título de atleta revelação do CBBVP 2009. Quais os seus planos e sonhos para o futuro?
Fernandão: Com a pouca idade vem também a inexperiência. Mas, com 21 anos fui o atleta mais novo e um dos cincos jogadores a sair do qualy  e vencer uma etapa. Isso foi em Fortaleza, em 2007 e  para chegar ao título vencemos na final a antiga dupla Márcio e Fábio Luiz, logo após eles conquistarem a prata nas Olimpíadas.
Dizer sobre o futuro é muito difícil, pois são muitos torneios em disputa, mas eu quero ganhar tudo. Risos

Pio Esportivo: Você é irmão do Fábio Luiz, um dos grandes nomes do vôlei de praia atual, medalhist olímpico em Pequim 2008. Como é a influência dele na sua vida? É um exemplo para você?
Fernandão: Sim, é uma ótima influência, pois o Fábio é meu irmão mais velho. E, além de ser meu irmão , ele é um dos vários exemplos de superação que existe nos mundo dos esportes.



Pio Esportivo: Certa vez, li uma reclamação sua sobre a falta de reconhecimento que os jogadores de vôlei de praia têm. Você reclamou que chegou ao Espírito Santo e não encontrou transporte para a Marataízes. Como é lidar com essa situação? O que precisa ser melhorado para o reconhecimento, crescimento e visibilidade do vôlei de praia no país?
Fernandão: Bom, isso foi um exemplo que citei, pois os valores de um atleta não podem ser reconhecidos só no auge e sim, no  começo sendo que eu desde novo venho com um currículo que poucos atletas com a minha idade têm.



Pio Esportivo: Como você vê a situação do patrocínio do vôlei de praia brasileiro? Hoje a dupla Bruno e Fernandão conta com algum apoio?
Fernandão: Não só no vôlei em si, mas em todos os esportes a dificuldade de patrocínio e muito grande. Hoje contamos com o apoio do Banco do Brasil.

Pio Esportivo: Você é natural de Marataízes (ES) e atualmente, vive e treina em Fortaleza (CE). Com quantos anos você saiu de casa para se dedicar ao esporte e quais as dificuldades que já enfrentou ou ainda enfrenta?
Fernandão: Saí de casa com 15 anos e uma dificuldade é sempre a distância da família, mas que é recompensando com o orgulho que eles têm de mim.
  
Pio Esportivo: Qual o momento da carreira mais marcante para você?
Fernandão: Diria que até o momento foram três: quando venci a etapa de Fortaleza em 2007, quando venci o jogo de abertura das quadras do Pan do Rio em 2007 contra Tande e Giovani e quando fui campeão Brasileiro sub-21.



Pio Esportivo: Sobre essa participação da inauguração da arena de vôlei de praia nos jogos Panamericanos 2007. Qual foi a sensação? Como foi atuar ao lado dos ídolos Tande e Giovani?
Fernandão: Um momento único que quero reviver, mas agora trazendo a medalha ao Brasil.



Pio Esportivo: Há algum fato curioso que tenha acontecido na sua carreira?
Fernandão: Não diria curioso, mas me surpreende as conquistas que tive desde a seleção brasileira de quadra até a seleção brasileira de base da praia que foram muito rápidas em minha vida.



Pio Esportivo: Você, além de jogador de vôlei, é músico, não é? Conte sobre esse seu outro talento. Risos
Fernandão: Toco violão na Igreja fazendo tudo pela honra e glória do nosso senhor.
Fernandão já participou de uma banda evangélica em Marataízes, a Pararelo 3, tocando guitarra.

                                                                      
Curtinhas

Nome completo: Fernando Lúcio de Jesus Magalhães 
Altura: 2,10m
Peso: 105kg
Uma música: Sabor de mel (Damares)
Time de futebol: Flamengo
Hobbies: Tocar violão e jogar vídeo game
Família: Minha vida
Ídolo: Ayrton Sena
Religião: Um meio de me aproximar ao máximo do nosso Deus
Um sonho: Ser o melhor
Se não fosse jogador, seria: Jogador de Poker. Risos
                              


Uma frase ou poema:
Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a platéia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Quem
sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hoje
Tem sabor de mel.

Sobre as mudanças de parceria nas duplas masculinas, o próprio Fernandão disse que, no Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia (CBBVP), seu parceiro ainda continua sendo Bruno de Paula.
Bruno formará parceria com Fábio Luiz somente nas etapas do Circuito Mundial.